quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cada um dá o seu trabalho!

Ontem foi mais um dia daqueles bemmm loucos!
O dia começou como sempre às 7h da manha. Quando fui levar o Marcelo e a Maria a escola estava a chover, a sorte é que não era muito senão ...
Eram quase 14h quando a professora do Marcelo me liga a dizer que ele tinha feito xixi nas calças! Bem fiquei logo em fúria. Ele tinha um problema na bexiga (era pequena) e não aguentava muito tempo nem durante o dia nem a noite. Lá fez um tratamento e tudo ficou normal, mas a noite continua porque tem um sono muito pesado e nao acorda. Até ai tudo bem, lá vamos entendendo, mas fogo durante o dia... Já não sei o que fazer a este rapaz! Já fez um tratamento a bexiga, já tomou medicamentos, já andou na psicóloga, ja o pûs de castigo, já o encoragei, já o tentei comprar tipo " se não fizeres xixi na cama ganhas um prémio que tu quiseres", mas nada resulta.
Encontrei uma vez uma informação num site, http://boasaude.uol.com.br , que dizia:
Ajude a criança a se levantar para urinar durante a noite.
- Facilite para que ele chegue ao banheiro deixando uma luz acesa. Se o banheiro ficar longe, deixe um urinol em seu quarto.
- Faça a criança beber muito líquido na manhã e no início da tarde: quanto mais líquido ele beber, mais urina vai produzir. Quanto mais urina, maior a bexiga.
- Não deixe que a criança beba muito líquido nas 2 horas antes de deitar-se.
- Certifique-se de que a criança foi ao banheiro antes de deitar-se. As crianças maiores podem sentir-se melhor se for colocado um aviso ao lado da cama ou no espelho do banheiro.
- Não ponha fraldas ou calça plástica para evitar que a criança não sinta necessidade de levantar-se à noite.
- Elogie a criança ao se levantar seca.
- Seja amável quando a criança molhar a cama. A maioria das crianças sentem-se culpadas e envergonhadas pelo problema do xixi na cama. Necessitam de apoio e ânimo. A culpa, a bronca e os castigos não ajudam. Pressioná-las apenas fará com que elas continuem com o problema por mais tempo.
Pois bem, tentei isso tudo. Agora encontrei outro (http://br.answers.yahoo.com) que diz: Uma técnica simples e eficaz: você sabe que as pessoas aprendem mesmo quando estão dormindo, né? Então, quando ela estiver dormindo, toda noite, chegue perto dela e cochiche (bem baixinho para não acordá-la) frases como "Toda vez que você sentir vontade de fazer xixi, durante a noite, você vai acordar e vai ao banheiro" Você mesma pode escolher as palavras que vai usar, lembrando-se sempre de fazer sempre de forma positiva, já que o cérebro tem dificuldades com a palavra "não". Portanto, evite frases como "Não faça mais xixi na cama". Faça o teste por umas duas semanas, diariamente. Aposto que antes memso deste tempo você já vai ter resolvido o problema! Se não estiver acreditanto, tente, não tem que pagar nada mesmo e não é trabalhoso, já que as crianças dormem antes dos pais na maioria das vezes
Pois bem, vou tentar e ver qual o resultado. Ponho-lhe fralda de noite (porque senão é lençois e pijama para lavar todos os dias) mas vou tirar e tentar esta técnica, se resultar muito bem, se não ... lá vou ter que andar a lavar lençois e pijamas todos os dias.
O meu mais velho deixou a fralda aos 3 anos (de noite e de dia), a menina também foi o mesmo, só ele me dá este trabalho. Realmente os filhos são todos diferentes!

Sem comentários:

Enviar um comentário